compartilhe       

Você precisa conhecer a história do Papa Pio IX.

E sabe por quê? Porque em seu Pontificado, o mais longo da história, grandes transformações ocorreram na Igreja Católica. Veja algumas delas:

Curiosidades do Pontificado de Pio IX

Foi no Papado de Pio IX que o dogma da Imaculada Conceição foi proclamado – O Sumo Pontífice declarou ser de revelação divina que Maria Santíssima foi totalmente isenta do pecado original, desde o primeiro instante de sua concepção.

O Concílio Vaticano I foi realizado durante seu Papado – Concílio é a reunião do Papa com bispos de todo o mundo para tratar sobre assuntos de fé e de moral e o papel da Santa Igreja Católica no mundo.

Pio IX foi o primeiro Papa a ser fotografado

Promoveu a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e, no dia 16 de junho de 1875, consagrou o mundo ao Coração de Jesus

Veja aqui como receber pelo correio o livro que conta a história de Pio IX

Quem foi Pio IX?

Giovanni Maria Mastai Ferretti nasceu em Senigalia (1792), foi eleito Papa como o nome de Pio IX (1846), e morreu em Roma, em 1878.

Na Missa de Beatificação de Pio IX, ocorrida a três de setembro do ano 2000, o Papa João Paulo II assim o descreveu:

Perante os acontecimentos turbulentos do seu tempo, ele foi exemplo de incondicional adesão ao depósito imutável das verdades reveladas. Fiel em qualquer circunstância aos empenhos do seu ministério, soube dar sempre a primazia absoluta a Deus e aos valores espirituais. O seu longuíssimo pontificado (o maior da história) não foi deveras fácil e teve que sofrer muito no cumprimento da sua missão ao serviço do Evangelho. Foi muito amado, mas também muito odiado e caluniado.

Pio IX é uma figura controversa dentro da Igreja Católica como Papa, pois foi considerado por muitos como liberal no início de seu pontificado, tendo mudado sua visão e se tornado conservador após o estabelecimento da República Romana, que restringiu os poderes da Igreja em Roma.

Por isso, o grande jornalista e escritor romano Roberto de Mattei pesquisou incansavelmente a vida deste homem que governou a Igreja por 32 anos.

Conheça toda a história do Beato Pio IX na biografia escrita por Roberto de Mattei.